• Dy Belmonte

Água Floral ou Hidrolato: Uma Bruma Perfumada

Atualizado: 11 de Out de 2019

Você já ouviu falar de água floral? Não, não é água termal não, é água floral mesmo, apesar terem uma proposta bem parecida!


Água floral ou hidrolato é, em resumo, o resíduo produzido na destilação dos óleos essenciais.


Cena do filme O Perfume e no fundo um exemplo do processo de destilação, quem ai já viu?

Acontece mais ou menos assim: em um tambor enorme (pois são necessários muitos quilos de planta para extrair alguns ml de seu óleo essencial) são colocadas flores ou folhas de uma determinada planta, que ficam submetidas a aquecimento à vapor. Desse vapor que sobe, quando esfriado escorre por um canal em duas fases: o óleo, que é a parte mais essencial da planta, concentrada, e a água floral, que durante o processo adquire as mesmas propriedades e o aroma do óleo essencial, porém em menor concentração.


Entre as principais propriedades do hidrolato de tea tree está o controle bacteriostático e tratamento da acne.

As águas florais costumam ser comercializadas em embalagens âmbar com borrifador, para facilitar o uso no rosto, corpo e cabelos. Como o produto é praticamente pura água - e aliás é importante você se certificar que seja um produto puro – o risco de contaminação é alto e a validade é de, em média, dois meses depois de aberto. A minha dica é conservar na geladeira, que as chances de conservação são maiores.


Mas como eu posso usar esses hidrolatos, Dy?


No uso como produto cosmético, os óleos essenciais, devido à sua alta concentração, não são recomendados para se usar diretamente na pele, com poucas exceções. Daí a nossa sorte desse “resíduo” ser comercializado, já que, do outro lado, as águas florais, que tem as mesmas propriedades dos OEs, ainda proporcionam a vantagem de serem hidratantes e refrescantes para a pele, e ainda alinhar os fios diminuindo o frizz. Experimenta usar no day after, mana cacheada!


as águas florais, que tem as mesmas propriedades dos OEs, ainda proporcionam a vantagem de serem hidratantes e refrescantes para a pele, e ainda alinhar os fios diminuindo o frizz

As águas florais também estão sendo bastante exploradas na produção de cosméticos, e misturadas na máscara de argila podem ter seus efeitos ainda mais potencializados. Sempre que puder, dê a preferência a produtos de cultivo orgânico, livres de agrotóxicos e fertilizantes. Mesmo que os produtores sejam responsáveis, já foi comprovado que esses químicos influenciam nas propriedades dos óleos essenciais. Assim você tem garantia de 100% de benefícios!

12 visualizações0 comentário
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

2019- Playcontent