• Dy Belmonte

3 passos para uma rotina de Skin Care sustentável



Dá uma espiadinha na sua prateleira do banheiro e me diz: você é do tipo que coleciona produtos que não lembra de usar ou tem uma dispensa vazia porque não tem ideia de que produtos deveria ter?


Um coisa é fato: O mercado está lançando opções a toda hora, tanto que às vezes nem sabemos o que levar, o que vai funcionar para nós, se encaixando na nossa rotina, sem roubar nosso precioso e apertado tempo, fazendo atrasar nossos compromissos.


Por outro lado, a ideia de que um produto é funcional ou não, depende mais de como olhamos para ele (se conhecer meu corpo e algumas das infindáveis propriedades da natureza, consigo pensar para quanta coisa aquele produto pode ser benéfico), da nossa disposição de cuidar da nossa pele (vamos ser francas, às vezes a gente morre de vontade de cair na cama do jeito que chegou da rua, mas Skin Care é isso, uma questão de incorporar e tornar rotina) e realçar nossos traços com maquiagem (já experimentou usar batom por alguns dias? Cada dia você quer mais cor)


Da forma como apropriamos aqui no Brasil, o Skin Care parece um ritual de vaidade, mas, palavra de esteticista, ele é a prevenção e economia de, talvez, milhares em investimento em procedimentos e cirurgias, que os danos do descuido podem causar. Skin Care é, na verdade, a manutenção do funcionamento da nossa pele, assim como é a nossa alimentação e ingestão de água, a pele é extremamente importante para a nossa saúde e emoções. Ela passa o dia todo nos defendendo dos agentes externos, e registra tudo que acontece em nossas células, como comunicadora do que se passa dentro e fora.


Skin Care é, na verdade, a manutenção do funcionamento da nossa pele, extremamente importante para a nossa saúde e emoções.

Mas por muito tempo tivemos esse cuidado relegado. A nossa pele, pela sensação de prazer e atração que pode trazer ao nosso redor foi encarada como uma casca sem valor, e a nossa conexão com ela foi se perdendo, como a percepção dos sinais que ela pode nos trazer. Depois de alguns desvios, a cosmetologia natural vem resgatando essa conexão, equilibrando com os avanços da ciência para resultados mais efetivos.


A rotina de Skin Care prevê três passos principais:


Limpeza:


Remove a sujeira (poluição, poeira, microorganismos), oleosidade, e desobstrui os poros. Limpar previne a formação de acne, cravos e acúmulo de células mortas. Mas só limpar não resolve: sabonetes tem pH diferente da pele, geralmente apresentam pH 7, enquanto o pH natural da pele está em torno de 5. O manto ácido da pele é feito de óleo, que protege a pele de desidratar e mantém os microorganismos sob controle, além de ter papel na produção da vitamina D. Por isso alguns sabonetes podem ser muito agressivos, principalmente para peles ressecadas, e isso não quer dizer que sejam mais recomendados para peles oleosas, uma vez que oleosidade não é sinal de pele hidratada, mas isso é assunto para outro post: Faça as Pazes Com a Sua Oleosidade. Opções de limpeza mais suave são as águas micelares e espumas de limpeza. Limpar a pele é ótimo (e pede) para a melhor interação da pele com o próximo passo. Recomendo que seja feito 2 vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.


Hidratação:


Toque seco ou oleoso dependem do gosto pessoal. A hidratação é o passo mais imprescindível para aliviar a pele do trabalho de produzir oleosidade para lubrificar as suas queratinas e impedir a perda de água. O óleo e a água na pele conferem elasticidade para acompanhar nossos movimentos e expressões, por isso peles ressecadas tem tendência a formar mais linhas de expressão, mais cedo. Hidratantes são a mistura de água e óleo fundidos e tem o pH ideal para repor a camada que a limpeza removeu. São os cremes, géis, séruns. Recomendo essa reposição 2 vezes ao dia ou mais.


Proteção solar:


Carregado de controvérsias, afinal é saudável pegar um pouco de sol, e necessário para a manutenção da vitamina D. Porém a agressão dos raios uv na pele é real, e com sabedoria, se expondo ao sol nos horários certos, pode deixar as áreas maiores de fora: vale todo o tronco. O resultado do uso de protetor solar não é percebido agora, mas é o melhor preventivo de manchas e envelhecimento precoce, e muito provavelmente economia de mais dinheiro investido em remediação. Protetores solares naturais são sempre físicos e se assemelham bastante com pomadas, cheios de propriedades antioxidantes, além das bases e pós, que protegem embelezando. É importante retocar ao longo do dia.



Slogan do lançamento da linha Desinchá Beauty, na Beauty Fair 2019, onde fui maquiadora da marca.

Como expliquei no início, existem muitos produtos, na Coréia pratica-se rituais de 10 passos ou mais, mas, aqui no Brasil, como esteticista natureba, eu recomendo os 3 mínimos, porém essenciais, para uma rotina de auto cuidado para ninguém colocar obstáculos. É importante eventualmente fazer tratamentos mais profundos para a pele, uma vez cidadãos dessa geração, com um nível tão alto de estresse e poluição, penso que só a pele não tem capacidade de se manter sozinha, sem uma carga que compense toda essa interferência da tecnologia.

68 visualizações0 comentário
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

2019- Playcontent