- Dy Belmonte
3 passos para uma rotina de Skin Care sustentável

Dá uma espiadinha na sua prateleira do banheiro e me diz: você é do tipo que coleciona produtos que não lembra de usar ou tem uma dispensa vazia porque não tem ideia de que produtos deveria ter?
Um coisa é fato: O mercado está lançando opções a toda hora, tanto que às vezes nem sabemos o que levar, o que vai funcionar para nós, se encaixando na nossa rotina, sem roubar nosso precioso e apertado tempo, fazendo atrasar nossos compromissos.
Por outro lado, a ideia de que um produto é funcional ou não, depende mais de como olhamos para ele (se conhecer meu corpo e algumas das infindáveis propriedades da natureza, consigo pensar para quanta coisa aquele produto pode ser benéfico), da nossa disposição de cuidar da nossa pele (vamos ser francas, às vezes a gente morre de vontade de cair na cama do jeito que chegou da rua, mas Skin Care é isso, uma questão de incorporar e tornar rotina) e realçar nossos traços com maquiagem (já experimentou usar batom por alguns dias? Cada dia você quer mais cor)
Da forma como apropriamos aqui no Brasil, o Skin Care parece um ritual de vaidade, mas, palavra de esteticista, ele é a prevenção e economia de, talvez, milhares em investimento em procedimentos e cirurgias, que os danos do descuido podem causar. Skin Care é, na verdade, a manutenção do funcionamento da nossa pele, assim como é a nossa alimentação e ingestão de água, a pele é extremamente importante para a nossa saúde e emoções. Ela passa o dia todo nos defendendo dos agentes externos, e registra tudo que acontece em nossas células, como comunicadora do que se passa dentro e fora.
Skin Care é, na verdade, a manutenção do funcionamento da nossa pele, extremamente importante para a nossa saúde e emoções.
Mas por muito tempo tivemos esse cuidado relegado. A nossa pele, pela sensação de prazer e atração que pode trazer ao nosso redor foi encarada como uma casca sem valor, e a nossa conexão com ela foi se perdendo, como a percepção dos sinais que ela pode nos trazer. Depois de alguns desvios, a cosmetologia natural vem resgatando essa conexão, equilibrando com os avanços da ciência para resultados mais efetivos.
A rotina de Skin Care prevê três passos principais:
Limpeza:
Remove a sujeira (poluição, poeira, microorganismos), oleosidade, e desobstrui os poros. Limpar previne a formação de acne, cravos e acúmulo de células mortas. Mas só limpar não resolve: sabonetes tem pH diferente da pele, geralmente apresentam pH 7, enquanto o pH natural da pele está em torno de 5. O manto ácido da pele é feito de óleo, que protege a pele de desidratar e mantém os microorganismos sob controle, além de ter papel na produção da vitamina D. Por isso alguns sabonetes podem ser muito agressivos, principalmente para peles ressecadas, e isso não quer dizer que sejam mais recomendados para peles oleosas, uma vez que oleosidade não é sinal de pele hidratada, mas isso é assunto para outro post: Faça as Pazes Com a Sua Oleosidade. Opções de limpeza mais suave são as águas micelares e espumas de limpeza. Limpar a pele é ótimo (e pede) para a melhor interação da pele com o próximo passo. Recomendo que seja feito 2 vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.
Hidratação:
Toque seco ou oleoso dependem do gosto pessoal. A hidratação é o passo mais imprescindível para aliviar a pele do trabalho de produzir oleosidade para lubrificar as suas queratinas e impedir a perda de água. O óleo e a água na pele conferem elasticidade para acompanhar nossos movimentos e expressões, por isso peles ressecadas tem tendência a formar mais linhas de expressão, mais cedo. Hidratantes são a mistura de água e óleo fundidos e tem o pH ideal para repor a camada que a limpeza removeu. São os cremes, géis, séruns. Recomendo essa reposição 2 vezes ao dia ou mais.
Proteção solar:
Carregado de controvérsias, afinal é saudável pegar um pouco de sol, e necessário para a manutenção da vitamina D. Porém a agressão dos raios uv na pele é real, e com sabedoria, se expondo ao sol nos horários certos, pode deixar as áreas maiores de fora: vale todo o tronco. O resultado do uso de protetor solar não é percebido agora, mas é o melhor preventivo de manchas e envelhecimento precoce, e muito provavelmente economia de mais dinheiro investido em remediação. Protetores solares naturais são sempre físicos e se assemelham bastante com pomadas, cheios de propriedades antioxidantes, além das bases e pós, que protegem embelezando. É importante retocar ao longo do dia.

Como expliquei no início, existem muitos produtos, na Coréia pratica-se rituais de 10 passos ou mais, mas, aqui no Brasil, como esteticista natureba, eu recomendo os 3 mínimos, porém essenciais, para uma rotina de auto cuidado para ninguém colocar obstáculos. É importante eventualmente fazer tratamentos mais profundos para a pele, uma vez cidadãos dessa geração, com um nível tão alto de estresse e poluição, penso que só a pele não tem capacidade de se manter sozinha, sem uma carga que compense toda essa interferência da tecnologia.