• Dy Belmonte

Faça as pazes com a sua oleosidade

Atualizado: 11 de Out de 2019


Fonte: Pinterest

Você deve ter ouvido o quanto é importante lavar o rosto porque a nossa pele vira um antro de sujeira, devido a exposição à toda poeira e poluição do ar, e a produção de suor e oleosidade diários. Ouvindo assim, a gente quase pensa que o jeito é sair de casa com uma máscara de proteção.


Tudo isso não deixa de ser verdade, mas não é motivo para entrar em pânico e querer sair limpando o rosto a toda hora, não. Nossa pele tem seus próprios mecanismos de defesa, e compreendendo um pouco seu funcionamento é possível propiciar o aspecto saudável que sinceramente desejamos por trás da ideia (um pouco degenerada) de limpeza.


A melhor associação que já ouvi partiu da minha projetora Janine Schmitz - projetora é a personalidade dela, segundo a ciência do Desenho Humano, que imagina ações e soluções com uma perícia que define muito nossa relação de trabalho. Agora, imagine nossa pele como uma superfície repleta de canudinhos, por onde entram e saem substâncias, como uma comunicação exterior x interior.


Imagine nossa pele como uma superfície repleta de canudinhos, por onde entram e saem substâncias

Dela emergem os pêlos, responsáveis pela regulação da temperatura da pele, as glândulas sudoríparas, com função semelhante, além de excretar substâncias, e as glândulas sebáceas, grandes responsáveis pela integridade desses canudinhos. Esse ambiente não é inóspito, ainda serve de moradia para diversos microorganismos que colaboram na produção do sebo, síntese de vitaminas, e são pequenos soldadinhos no combate a outros agentes exteriores invisíveis.


Agora, para que a gente aprenda a não fazer mais bullying com a oleosidade da pele, precisamos entender que seus aspectos mais relevantes são:


1° - O Potencial Hidrogeniônico - pH - o seu potencial de acidez, que é uma defesa para o controle da proliferação de muitos microorganismos patogênicos, como fungos e bactérias.


2° - A hidrofobia, que é a resistência à água - preserva a hidratação interna do organismo e impede a perda de nutrientes para o meio externo.


3° - Síntese de vitaminas, como por exemplo, a Vitamina D.


Falando em Vitamina D, acho importante mencionar que o Brasil, apesar de ser um país tropical, tem altos índices de deficiência dessa vitamina. Os fatores que mais justificam essas taxas são a pouca exposição solar, pelas cargas de horário de trabalho, e o uso de protetor solar. Mas pessoalmente, eu defendo que o excesso de limpeza, (hábito bem brasileiro em comparação com outros países, a gente bem sabe) deveria ser considerado, um vez que o colesterol, gordura presente no sebo da pele é essencial para a absorção da pró-vitamina, que vem se transformar em Vitamina D no organismo. Sua deficiência pode causar depressão e até câncer.

Se eu tenho a pele oleosa e acnéica, E AGORA DY???

Podemos começar deixando o paradigma de que sabonete é a chave de todos os cuidados possíveis da pele, e só muita espuma salva. E agora que está explicada a importância da oleosidade que é produzida naturalmente, até podemos assimilar o o abuso do sabonete como uma agressão. E a pele, com sua função de proteção ficando ali, exposta, até sensibilizada dependendo do pH do sabonete, fica suscetível a produzir ainda mais sebo como reação de defesa, causando o temido efeito rebote.


E falando de proteção natural da pele, os sabonetes convencionais são realmente agressivos nesse aspecto, devido aos seus ingredientes bactericidas, como exemplo o Triclosan, o Parabeno e os Sulfatos, esses últimos presentes nos sabonetes líquidos. Eles removem completamente a oleosidade natural, e a microbiota necessária para o equilíbrio da pele.


Em se falando de proteção natural da pele, os sabonetes convencionais são realmente agressivos.

O ideal sempre será você consultar um esteticista de confiança, para auxiliar com os melhores recursos para equilibrar a sua pele, afinal excesso de oleosidade e acne nem sempre tem a ver com o fator sujeira, mas com fatores internos como falta de hidratação, estresse e até o uso de cosméticos incompatíveis, como o próprio sabonete. Na próxima matéria você vai conhecer alternativas para limpar sua pele, de forma suave e natural.



34 visualizações0 comentário
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

2019- Playcontent