• Dy Belmonte

Por que receitas caseiras são fracas?

Você tem essa impressão quando tenta explorar uma máscara natural com o que deveria estar na cozinha? Parece que é só com você que não funciona?

Engin Akyurt no Unsplash

É como tomar um chá para gripe, parece que você toma muito mais pelo conforto que te traz, aquela bebida cheirosa, quentinha. Mas do outro lado está tomando vários remédios para sedar os sintomas...


Já que estamos falando de costumes da vovó, para entender melhor como funciona a dinâmica dos produtos naturais precisamos voltar às raízes.


Porque você acha que os nativos da América eram tão saudáveis até a chegada dos "descobridores" com suas doenças?


Ben Ostrower no Unsplash

A contaminação causou o maior extermínio aquela época!


Imagina como viviam os povos nativos das Américas: eles não tinham contato com produtos "químicos" sintéticos, que acabam forçando as resistências naturais. Já, do outro lado do mundo, principalmente nas "Europa" os costumes eram totalmente diferentes. Já ouviu aquela expressão "o que não mata, engorda"?


Os hábitos de vida e muitas substâncias criadas ao longo do desenvolvimento, principalmente industrial, são, até hoje, muito tóxicas, levando à diversos impactos, enquanto uma "seleção natural", foi tornando as gerações micro e macro cada vez mais resistentes.


Por este ponto que, nem os microorganismos da região eram tão imbatíveis - como a gente presencia as super bactérias de hoje - nem o próprio organismo era tão resistente ao metabolismo do que eles consumiam, que eram simplesmente plantas e caças livres.


Assim o corpo deles estava tão puro, tão sensível, que um chá, eram super efetivos. Muitos problemas de pele, até mesmo feridas, eram tratados com simples emplastros, a partir de ervas esmagadas.


Drew Jemmet no Unsplash

Trazendo a referência para os dias atuais, um corpo acostumado com metais pesados, altas cargas de antibióticos, etc. pode apresentar uma resistência quando apresentarmos uma substância que não é "leve", na verdade é sutil. É como se ele esquecesse uma linguagem por falta de prática.


Além disso, a presença de substâncias derivadas de petróleo, como óleos minerais e silicones, obstruem a pele e o cabelo, dificultando a absorção dos nutrientes.


A notícia boa é que, é sim possível resgatar, mas não para ser a mesma coisa, afinal teríamos que voltar ao estilo de vida rudimentar também.


Para isso imagine que existe uma transição, o tempo para que seu organismo responda à ação das novas substâncias, até diminuir as suas resistências. Isso pode levar alguns dias, até meses. Abrir mão de cosméticos que contenham derivados de petróleo também ajuda muito, e além de remover essa capa vai revelar um aspecto mais natural e viçoso da sua pele.


Preparada para se adaptar a esse novo jeito de ser?


Referências de vida e acredite, o livro As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano.

42 visualizações0 comentário
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

2019- Playcontent